Proposta Pedagógica CAFS

POR Daniel Junior 08/01/2016

Proposta Pedagógica CAFS

                


PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA NO COLÉGIO DE FEIRA DE SANTANA 

OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

 São estabelecidos a partir da perspectiva bíblico-cristã, constituindo-se no processo que promova o desenvolvimento físico, intelectual, social, moral e espiritual, formando cidadãos realizados e participativos.

 

A EDUCAÇÃO

 Como um dever da família, inspirada nos princípios educacionais cristãos, na liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando em todas as suas dimensões, prepara-lo para o exercício consciente da cidadania e qualifica-lo para o trabalho.

 

NOSSOS OBJETIVOS

Atender às características e peculiaridades locais de cada unidade e curso, correspondente às faixas etárias dos educandos, conforme a estrutura definida para cada curso, alcançados mediante:

 

  • O conhecimento da vontade divina revelada nas Sagradas Escrituras;
  • Um currículo fundamentado em princípios filosóficos e científicos, voltado para uma educação contínua durante todo o período de existência possível ao ser humano;
  • O conhecimento do corpo e sua relação com a mente, promovendo a saúde física e o desenvolvimento de um caráter íntegro e equilibrado;
  • A orientação de aprendizagem para que o aluno trabalhe seu pensamento e desenvolva a capacidade de análise e de síntese, descobrindo por si próprio a verdade, atingindo a autonomia intelectual.

 

OBJETIVOS DOS CURSOS

A educação básica tem por finalidade o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

 

  • Princípios Metodológicos;
  • Centralidade na Bíblia – consideração aos valores bíblicos-cristão;
  • Integração fé e ensino;
  • Progressão na abordagem e aprofundamento do conteúdo e no desenvolvimento de competências e habilidades;
  • Clareza e objetividade no processo de ensino;
  • Relação teoria-prática;
  • Coerência entre objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliação;
  • Consideração pelos conhecimentos adquiridos e as experiências vividas;
  • Conhecimento do estudante e de sua realidade;
  • Estímulo ao espírito de investigação, reflexão e criatividade;
  • Consolidação dos conhecimentos, tornando-os permanentes;
  • Respeito às diferenças individuais;
  • Espírito cooperativo;
  • Interdisciplinaridade.

 

NOSSO CURRÍCULO

Está em sintonia com os fins e objetivos da Entidade Mantenedora das unidades e de cada curso e ano, e das diretrizes curriculares instituídas através da legislação vigente.

O currículo das Escolas Adventistas é integrado a uma perspectiva Bíblica, sendo que sua cosmovisão provê um fundamento e um contexto para todo o conhecimento humano, sendo a base permeadora de todas as ações pedagógicas e educacionais.

 

AS AULAS

Têm como objetivo alcançar o desenvolvimento integral com base em três aspectos:

  • Constatação,
  • Reflexão e
  • Transformação.

Sendo que no conhecimento a fim de provocar interesse e propor desafios. Quanto ao procedimental, o reconhecimento da importância do estudo realizado numa reflexão, troca de informações e experiências entre os alunos e o atitudinal, com base nos conhecimentos adquiridos, propomos para as aulas um alcance mais profundo e aplicativo à vida diária, ou seja, à indissolúvel relação entre a teoria e a prática da nossa proposta pedagógica. É dada ênfase nas atividades de pesquisa, reflexão em grupo ou coletiva, atividades individuais e de grupo que proporcionam uma experiência humana e cognitiva, desenvolvendo competências e habilidades do educando.

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Base Curricular Comum Nacional - Disponível em:Acessado em: 05 de Jan/2016.

Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pedagogia Adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.

WHITE, E. G. Fundamentos da educação cristã. SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

WHITE, Ellen. Mente, Caráter e Personalidade. Tatui-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007. 2 vol.